sexta-feira, 20 de junho de 2014

Cachorro pode comer amendoim?

Cachorro pode comer amendoim? É natural que as dúvidas sobre os alimentos permitidos para os cães surjam justamente durante nossas refeições, quando nosso peludo demonstra interesse por algo que estamos comendo. Uma dúvida frequente entre os proprietários de cães é se o consumo de amendoim pode ser perigoso para os cachorros ou se fazem parte dos alimentos permitidos na dieta canina.


Cachorro pode comer amendoim?
Cachorro pode comer amendoim?

Primeiramente, é preciso comentar que há diferentes formas de consumir amendoim. Ele pode ser torrado, salgado, doce, com ou sem casca, revestido (os chamados ovinhos de amendoim), ou até mesmo um ingrediente de pratos e doces, como por exemplo o pé-de-moleque. Muitos desses alimentos são contra-indicados para os cães, por motivos óbvios. Cachorro não deve consumir fritura, salgadinhos, doces, temperos, etc.

Cachorro pode comer amendoim?


Conforme sempre repetimos aqui nos artigos sobre alimentação caseira, há diversos alimentos que o ser humano pode consumir regularmente, mas os cães não podem. Se analisarmos a questão do amendoim do ponto de vista nutricional, ou seja, pensando em uma dieta regular baseada em alimentos frescos, preparados especialmente para os cães, podemos dizer que o amendoim não deve fazer parte do cardápio.

No entanto, o amendoim não é um produto tóxico para os cães. Portanto, para responder a nossa questão inicial, a resposta é sim, cachorro pode comer amendoim. Ao contrário de outros tipos de nozes, que podem ser muito perigosas para os cachorros, o amendoim não apresenta riscos mais sérios e, em geral, é um alimento seguro para cachorros.

Cachorro pode comer amendoim?
Cachorro pode comer amendoim?

Assim como qualquer alimento natural que queremos oferecer aos cães, há alguns fatores importantes a serem observados com cautela. O primeiro deles é que o amendoim é um alimento que pode causar alergia para o ser humano. Algumas pessoas podem apresentar até mesmo sintomas alérgicos mais sérios ao consumirem amendoim, em qualquer quantidade. Para os cachorros, não é diferente. Existe sim a possibilidade do amendoim causar algum tipo de alergia também quando consumido por cães. A dica, caso você queira oferecer amendoim ao seu cachorro pela primeira vez, é não deixar que ele consuma muito de uma só vez, em especial se ele for um cão de porte pequeno. Outra questão que deve ser observada em relação ao consumo de amendoim por cachorros, é que esse alimento contém uma pequena quantidade de oxalatos, substâncias que podem ser prejudiciais à saúde dos cachorros que tem problemas não tratados nos rins ou na vesícula.

Benefícios do amendoim


O amendoim é um alimento rico em gordura monoinsaturada, que é uma substância altamente benéfica para o coração, e pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares. O amendoim é fonte de nutrientes como a vitamina E, niacina, proteína, ácido fólico e manganês, que também contribuem para reduzir os riscos dessas doenças. Além disso, os amendoins contêm uma grande quantidade de elementos antioxidantes, que ajudam na prevenção de doenças coronárias. Para se ter uma ideia da quantidade de antioxidantes encontrada nos amendoins, essa noz contém um maior teor desses elementos do que cenoura, beterraba, maçã, morango e amora.

Como oferecer amendoim aos cães


O mais importante é que, caso você queira oferecer amendoim ao seu cachorro, não deixar que ele coma indiscriminadamente. Ofereça o amendoim de vez em quando, como um petisco. Mesmo assim, evite que isso se torne um hábito, pois o amendoim é um alimento muito gorduroso, e o seu cachorro pode acabar engordando se consumido em excesso. Além disso, o consumo exagerado pode causar flatulência e problemas digestivos, pois contém uma grande quantidade de gordura e proteína. De maneira geral, podemos concluir que o amendoim é um alimento seguro para o consumo dos cães, desde que sejam observadas as questões citadas mais acima. Apesar das nozes serem, em geral, contra-indicadas para os cães, o amendoim não é realmente uma noz, é na verdade um fruto da mesma família do feijão. Como esse alimento pode trazer inúmeros benefícios à saúde, podemos dizer que o consumo com moderação por cães é seguro. Afinal, as industrias de alimentos para cães não utilizariam o amendoim para fabricar petiscos se houvesse efeitos colaterais importantes.




Importante: O conteúdo desse blog tem caráter meramente informativo, e em nenhuma circunstância, substitui a orientação de um veterinário, especialmente no caso de distúrbios de fundo alimentar, intoxicação, ou qualquer outra patologia relacionada à ingestão de alimentos ou outros produtos. Sempre que houver qualquer sintoma atípico com seu pet, leve-o imediatamente ao veterinário. Lembre-se que quanto mais cedo for diagnosticado o problema, maior a chance de cura.