segunda-feira, 23 de junho de 2014

Cachorro pode comer bacon?

Cachorro pode comer bacon? Muitos proprietários de cães acabam por ter dúvidas como esta, em especial durante uma refeição que desperta a atenção dos nossos amigos peludos devido ao delicioso aroma da comida. O bacon é certamente um alimento capaz de deixar os cães com água na boca mas será que pode fazer mal aos cães?


Cachorro pode comer bacon?
Cachorro pode comer bacon?

Qualquer um sabe como alimentos gordurosos como o bacon podem ser prejudiciais à nossa saúde. Além deste ser um alimento rico em gorduras saturadas, o bacon contém ainda uma enorme quantidade de sal devido ao processo de conservação da carne. Esses ingredientes juntos podem ser bastante prejudiciais a saúde de qualquer pessoa, especialmente se consumidos em excesso e regularmente. Depois dessas observações iniciais, você já deve ter percebido qual é a resposta para a nossa pergunta, certo?

Cachorro pode comer bacon?


A resposta é um enfático não, cachorro não pode comer bacon. O sistema digestivo dos cães não estão preparados para digerir uma quantidade tão grande de sal e gordura, sem mencionar o enorme risco de obesidade caso esse alimento seja consumido regularmente. No entanto, esses não são os únicos motivos pelos quais cachorro não pode comer bacon.

Cachorro pode comer bacon?
Cachorro pode comer bacon?

O bacon é basicamente carne de porco defumada, curada ou salgada. Apesar de ser um processo de conservação comum no que diz respeito à alimentação do ser humano, esses processos podem fazer muito mal aos cães. Além da grande quantidade de gorduras saturadas e sal, que podem provocar obesidade e doenças cardíacas, o bacon contém ainda nitrato de sódio, uma substância que pode ter efeitos muito ruins na saúde do seu cachorro. Estudos recentes sugerem que essa substância pode causar doenças pulmonares crônicas e a ingestão regular de bacon pode ainda aumentar o risco de câncer de intestino em cães.

Cachorro pode comer bacon?
Cachorro pode comer bacon?

Outro problema que pode surgir em função de uma dieta baseada em alimentos muito gordurosos é a pancreatite. Essa é uma questão extremamente delicada, pois os sintomas de pancreatite em cães podem ser facilmente confundidos com outras doenças, fazendo com que esse mal acabe por passar despercebido até que o caso se torne grave. Qualquer raça de cachorro está suscetível a esse tipo de doença, no entanto, os cães menores e mais ativos estão mais propensos, como por exemplo os cockers, e alguns terriers. Isso não quer dizer que raças de grande porte não estejam sujeitas a doenças no pâncreas, por isso é tão importante evitar alimentos muito gordurosos, independente da raça ou do porte do animal. Os primeiros sinais de pancreatite podem incluir sintomas como vômito, dor abdominal e diarreia, e como esses sintomas também podem ser observados em decorrência de outros problemas, como intoxicação por medicamentos e até envenenamento, é muito importante oferecer apenas alimentos seguros para o seu pet. Lembre-se que, caso qualquer um desses sintomas seja observado, o cão deve ser levado imediatamente ao veterinário, pois será necessário que ele passe por uma série de exames a fim de determinar a causa e tratá-lo adequadamente.

Há alguma forma segura de oferecer bacon aos cães?


Na verdade, não. Muitos proprietários costumam utilizar a gordura do bacon para derramar sobre  ração do cachorro na tentativa de deixá-la mais saborosa. Essa gordura é muito prejudicial para a saúde de qualquer um, e mais ainda em relação aos cães. Além de oferecer pouquíssimos benefícios do ponto de vista nutricional, esse óleo do bacon é rico em gordura saturada e calorias. Conforme mencionado mais acima, é ainda de difícil digestão para os cachorros, pois o sistema digestivo dos cães não está preparado para processar uma quantidade tão grande de gordura. Outra dúvida frequente entre alguns proprietários de cães, é se o bacon cru poderia ser consumido sem que eles enfrentem os mesmos ricos em relação ao bacon frito. E a resposta para esta pergunta continua sendo não, cachorro não pode comer bacon cru. A quantidade de sal e de gordura contida no bacon, mesmo cru, são muito altas e podem prejudicar a saúde do seu cão, portanto os riscos são os mesmos.

Para resumir, nunca ofereça bacon aos cães e no caso de ingestão acidental, em especial se ocorrer em grande quantidade, procure imediatamente a ajuda de um veterinário.




Importante: O conteúdo desse blog tem caráter meramente informativo, e em nenhuma circunstância, substitui a orientação de um veterinário, especialmente no caso de distúrbios de fundo alimentar, intoxicação, ou qualquer outra patologia relacionada à ingestão de alimentos ou outros produtos. Sempre que houver qualquer sintoma atípico com seu pet, leve-o imediatamente ao veterinário. Lembre-se que quanto mais cedo for diagnosticado o problema, maior a chance de cura.

Saiba mais sobre nutrição canina

Saiba + sobre Cachorros