domingo, 15 de junho de 2014

Cachorro pode comer batata?

Cachorro pode comer batata? Sempre que pensamos em alimentar nossos cães com os melhores tipos de alimentos, especialmente no que se refere à alimentação natural, baseada em nutrientes frescos, acabamos nos deparando com dúvidas como essas. Isso porque sempre tomamos como ponto de partida aqueles alimentos que são considerados benéficos ao ser humano. A batata é um alimento amplamente utilizado na culinária e é natural que todos nós tenhamos nos perguntado isso um dia.


Cachorro pode comer batata?
Cachorro pode comer batata?

Primeiramente, vamos repetir algo que sempre comentamos aqui no blog. É preciso entender que os cachorros são animais primariamente carnívoros. Mas o que isso significa? Isso quer dizer que a carne é a principal fonte de nutrientes que um cachorro precisa em sua dieta diária. Todo o resto, é complemento, sejam os grãos, os legumes, as verduras, etc. Portanto, a primeira coisa a se considerar é que nenhum vegetal pode ser a base da alimentação do seu cachorro. Um cão não pode em hipótese alguma se tornar vegetariano. Outra coisa importante a se considerar é que há muitas qualidades de batata, algumas mais nutritivas do que outras, além de muitas formas diferentes de prepará-las.

Cachorro pode comer batata?


Cachorro pode comer batata?
Antes de falar um pouco mais sobre a batata, vamos primeiro responder a nossa pergunta. E a resposta é sim, de maneira geral cachorro pode comer batata em pequenas quantidades. Muitas rações industrializadas contêm batata em sua formulação e é um alimento considerado seguro para o consumo canino.

No entanto, há cuidados muito importantes se você está pensando em oferecer batata para o seu cão, ou até mesmo incluir a batata na alimentação diária do seu cachorro, caso a dieta dele seja baseada em alimentos frescos. O primeiro cuidado importante é que a batata crua possui uma toxina chamada solanina, que faz mal para a nossa saúde, assim como para a saúde dos cães. Essa substância é extremamente tóxica para os cães e pode causar vômito, diarreia e até problemas mais graves. As partes esverdeadas, parcialmente podres e a casca da batata são os locais onde essa substância pode ser encontrada em maior quantidade. É muito importante que a batata esteja descascada e que as partes estragadas ou esverdeadas sejam totalmente retiradas antes de preparar. A batata crua não pode ser oferecida aos cães, portanto o cozimento é obrigatório, pois é a única maneira de eliminar qualquer traço de solanina.

Então vamos recapitular. Apesar da batata não servir como principal fonte de nutrientes para a alimentação do seu cachorro, ela contém nutrientes que podem complementar a dieta, e você pode oferecer em pequenas quantidades. Mas para oferecer batatas ao seu cachorro elas precisam estar:
  • Completamente maduras
  • Limpas
  • Descascadas
  • Sem aquelas partes verdes ou estragadas
  • Totalmente cozidas.

Cachorro pode comer batata-doce?


Conforme mencionado mais acima, alguns tipos de batata são muito mais nutritivos e, portanto, mais indicados do que outros. Um bom exemplo é a batata-doce, que é considerada uma melhor fonte de nutrientes do que a batata comum. A batata-doce é um alimento rico em fibras, betacaroteno, vitamina B6, vitamina C e minerais. O betacaroteno reduz o risco de doenças como o câncer, ajuda a neutralizar os radicais livres e as fibras ajudam no bom funcionamento do sistema digestivo. Portanto, para essa pergunta podemos atribuir um enfático sim, cachorro pode comer batata-doce. Apesar da batata comum ser um alimento mais barato, a batata-doce tem maior valor nutritivo. A batata-doce contém mais fibras, antioxidantes e vitaminas do que a batata branca. Além disso, a batata comum contém mais carboidratos, e pode causar, tanto problemas de obesidade quanto aumentar a taxa de açúcar no sangue. De qualquer modo, os cães não devem consumir nenhum tipo de batata em quantidade grande. Ofereça batata sempre em quantidades mínimas em relação a porção de carne que seu cachorro come diariamente.

Cachorro pode comer purê de batatas?


Considerando que a batata não é um alimento proibido para os nossos peludos, muita gente também me pergunta se o purê de batatas pode ser oferecido para cachorros. De maneira geral, podemos dizer que sim, cachorro pode comer purê de batatas, é claro que desde que seja oferecido em pequenas quantidades. Porém há questões adicionais a se considerar neste caso além da quantidade permitida por porção.

As receitas tradicionais de purê de batatas costumam conter leite e manteiga. Apesar desses ingredientes não serem proibidos, muito menos tóxicos para os cães, muitos dos nossos amigões de quatro patas são intolerantes à lactose. Isso quer dizer que o leite, ou qualquer alimento derivado do leite, pode fazer mal. Se o seu cão for intolerante à lactose, considere não oferecer o purê de batatas para ele. De qualquer forma, como a batata é um alimento rico em carboidratos e açúcar, mesmo que o seu cão aceite bem um alimento preparado com leite, o purê de batata deve ser oferecido em porções mínimas. E nunca se esqueça, nesse caso, de certificar-se que as batatas utilizadas no preparo do purê estejam completamente maduras.

Obs. Seja como for, nunca permita que o seu cachorro se alimente com uma grande quantidade de purê de batatas de uma só vez. E essa regra vale para qualquer alimento que contenha leite ou derivados, mesmo que o seu cão não seja intolerante à lactose.




Importante: O conteúdo desse blog tem caráter meramente informativo, e em nenhuma circunstância, substitui a orientação de um veterinário, especialmente no caso de distúrbios de fundo alimentar, intoxicação, ou qualquer outra patologia relacionada à ingestão de alimentos ou outros produtos. Sempre que houver qualquer sintoma atípico com seu pet, leve-o imediatamente ao veterinário. Lembre-se que quanto mais cedo for diagnosticado o problema, maior a chance de cura.