quinta-feira, 12 de junho de 2014

Cachorro pode comer cenoura?

Cachorro pode comer cenoura? A cenoura é um alimento que traz inúmeros benefícios para o ser humano. Os cachorros, de maneira geral, costumam gostar do sabor da cenoura, especialmente se oferecida crua. Muita gente acaba descobrindo que seus cães gostam de cenoura quando um pedacinho cai no chão e o cachorro demonstra interesse. Mas será que esse é um alimento benéfico também para os cachorros?


Cachorro pode comer cenoura?
Cachorro pode comer cenoura?

Provavelmente você já sabe que a cenoura é um alimento muito benéfico para a saúde do ser humano. É um vegetal natural, que pode ser lavado e consumido sem qualquer preparação, fritura ou adição de temperos e condimentos. Há de fato, inúmeros benefícios para a saúde quando nos alimentamos regularmente com cenouras, sejam elas cozidas ou cruas. Além de ser um alimento pouco calórico, as cenouras são ricas em fibras e contêm elementos anti-oxidantes como a vitamina A e carotenoides, que ajudam a proteger as células do organismo. Os nutrientes da cenoura que são bons para a nossa dieta regular incluem, além da vitamina A, vitaminas C, D, E, K, B1 e B6.

Mas, como sempre comentamos por aqui, há inúmeros alimentos que são benéficos para o ser humano mas podem não trazer os mesmos benefícios para os cães. A questão é: será que cachorro pode comer cenoura? Afinal, seria ótimo presentear nossos peludos com petiscos de um alimento com valor nutritivo tão alto.

Cachorro pode comer cenoura?


Cachorro pode comer cenoura?
Cachorro pode comer cenoura?

Apesar dos cães não poderem ser alimentados exclusivamente com vegetais, pois a principal fonte de proteína na alimentação canina deve vir da carne, a cenoura é um alimento benéfico para os cachorros. Portanto a resposta para a nossa pergunta é sim, cachorro pode comer cenoura. Na verdade a cenoura é um excelente alimento para os cães e pode fazer parte da dieta regular do seu cão. Uma das características interessantes sobre a cenoura é que esse vegetal é um alimento pouco calórico, portanto é uma boa opção para oferecer ao seu cachorro como petisco entre as refeições, sem correr o risco de engordar.

Além dos benefícios mencionados mais acima, a cenoura é um vegetal muito nutritivo e ajuda também na higiene bucal dos cachorros quando oferecida crua. Isso porque a crocância natural da cenoura ajuda na limpeza dos dentes, removendo o resto de ração que pode ficar entre os dentes, além de ajudar a remover a placa bacteriana. Vale lembrar que a cenoura cozida também pode ser oferecida ao seu cachorro, desde que você não adicione temperos ou especiarias que possam prejudicar a saúde do seu animal. Lembre-se que temperos como pimenta, alho, cebola, temperos industrializados e até mesmo o sal em excesso podem ser muito prejudiciais à saúde dos cães.

A cenoura crua como petisco


Talvez um dos maiores benefícios em relação às cenouras é utilizar esse alimento cru como petisco, e oferecer ao seu pet no lugar daqueles petiscos industrializados vendidos em lojas. Esses produtos contêm muitos elementos artificiais, como corantes, estabilizantes, conservantes, e por vezes uma quantidade muito alta de sódio, açúcar, adoçantes artificiais e derivados de leite. Se o cão aprende a apreciar a cenoura crua, esta é certamente uma opção muito mais saudável de petisco para oferecer de vez em quando.

Lembre-se que os cães não tem um sistema digestivo tão preparado quanto o nosso para digerir vegetais, isso porque eles devem se alimentar principalmente com carne. Portanto, mesmo que a cenoura seja um vegetal permitido até mesmo para oferecer regularmente ao seu cão, nunca permita que ele coma uma quantidade exagerada de uma só vez. Procure oferecer pequenas porções de cada vez, e isso vale para qualquer vegetal que seja permitido para o consumo canino.

Vale comentar ainda, que nem todo cachorro se interessa por vegetais crus, e isso inclui também a cenoura. Há diversos motivos para isso, desde a falta de hábito até a falta de interesse em função de uma super alimentação. Considere que se o seu cão já está acostumado com outros petiscos, pode levar um tempo até que ele aprenda a comer um pedaço de cenoura crua. Se houver possibilidade de ensinar o seu cão a comer cenoura no lugar de petiscos que, muitas vezes não são tão saudáveis, isso certamente será um ponto positivo na qualidade nutricional da alimentação regular oferecida ao seu peludo.

Benefícios da cenoura para os cães

  • Cenoura é rica em beta-caroteno, que é convertida em vitamina A pelo fígado. Na retina, a vitamina A é convertida em rodopsina, que é uma proteína que ajuda na visão noturna dos cães. O beta-caroteno também pode prevenir a degeneração macular e a catarata, transtornos que podem afetar principalmente a visão dos cães idosos.
  • Estudos indicam que a cenoura contêm elementos anti-cancerígenos, e podem reduzir o risco do câncer de pulmão, de mama e de cólon.
  • O alto nível de beta-caroteno tem um grande poder anti-oxidante. Os anti-oxidantes, ajudam a desacelerar a degradação das células e portanto, o envelhecimento.
  • A cenoura é um alimento pouco calórico, e pode ser utilizado como petisco durante as seções de treinamento.
  • A cenoura é um alimento muito mais nutritivo para os cães do que qualquer petisco vendido em pet-shops e lojas especializadas.
  • A vitamina C contida na cenoura é altamente benéfica para a saúde dos cães, aumentam a imunidade e previnem doenças.




Importante: O conteúdo desse blog tem caráter meramente informativo, e em nenhuma circunstância, substitui a orientação de um veterinário, especialmente no caso de distúrbios de fundo alimentar, intoxicação, ou qualquer outra patologia relacionada à ingestão de alimentos ou outros produtos. Sempre que houver qualquer sintoma atípico com seu pet, leve-o imediatamente ao veterinário. Lembre-se que quanto mais cedo for diagnosticado o problema, maior a chance de cura.