segunda-feira, 9 de junho de 2014

Cachorro pode comer comida?

Cachorro pode comer comida? Uma das perguntas mais frequentes entre os proprietários que de fato se preocupam com a alimentação de seus cães é se eles podem comer comida. Apesar de não haver uma única e simples resposta para essa pergunta, não é difícil de respondê-la de maneira definitiva.


Cachorro pode comer comida?
Cachorros podem comer comida caseira?

Há algum tempo há uma campanha por parte dos fabricantes de ração industrializada a fim de conscientizar os proprietários de cães que a melhor forma de alimentá-los é com a ração industrial, pois, de acordo com os fabricantes, essa alimentação é nutricionalmente balanceada, oferecendo a quantidade ideal de nutrientes para os cães. Mas, será que esse é o único fator a se considerar na hora de decidir o que oferecer para o seu cão comer?

A ração industrial é o melhor alimento para cães?


A verdade é que os cães não podem comer restos de comida que tenha sido preparada para consumo humano, em nenhuma circunstância. Sob este aspecto, a campanha da ração industrializada tem sim o seu mérito. É muito mais indicado uma ração industrializada do que oferecer restos de comida ao seu cachorro. O motivo é que ele não pode consumir as mesmas coisas que nós, humanos. Há alimentos que são contra-indicados para os cães, em especial os temperos, entre outros ingredientes que utilizamos na preparação das nossos refeições.

Portanto, se as suas opções resumem-se em alimentar o seu cão com restos de comida ou com ração industrializada, não resta nenhuma dúvida. A ração comprada em pet-shop, de preferência aquelas de melhor qualidade são a melhor opção.

Cachorro pode comer comida caseira?


Por outro lado, os benefícios da alimentação industrializada para cães são muito mais evidentes em contraponto à alimentação desregrada, baseada em restos de comida.  Isso também tem um motivo. Conforme explicado mais acima, os cães não devem ser alimentados com restos de comida preparada para o consumo humano. No entanto, a ração industrializada é, em geral, desidratada, cheia de conservantes, estabilizantes, corantes e demais produtos químicos que podem ser nocivos ao organismo. Para resumir, a ração industrializada não tem a mesma qualidade do ponto de vista dos ingredientes e do modo de preparo do que uma refeição preparada com ingredientes frescos.

Portanto, a resposta para a nossa questão inicial é sim, os cachorros podem comer comida, desde que seja preparada exclusivamente para eles, e com os ingredientes apropriados. Se para nós humanos, a comida fresca, preparada na hora, é considerada muito mais saudável do que os alimentos processados, desidratados, enlatados ou ensacados, por que para os nossos cães deveria ser diferente?

Cachorro pode comer comida? - Considerações finais


Entenda que a alimentação caseira dá trabalho, especialmente para quem possui mais de um cachorro em casa. Os alimentos frescos duram menos tempo, e além disso devem ser preparados exclusivamente para eles. Você pode encontrar aqui no blog Cachorro Pode Comer Isso?, os ingredientes, receitas e dicas de como preparar uma comida saudável e segura para o seu cão. Por outro lado, lembre-se que os restos do seu almoço ou do jantar não são uma opção aceitável para alimentar o seu pet, sob nenhuma circunstância. Use de bom senso na hora de decidir se você vai oferecer uma ração industrializada ou uma refeição fresca, feita em casa para o seu pet.


Importante: O conteúdo desse blog tem caráter meramente informativo, e em nenhuma circunstância, substitui a orientação de um veterinário, especialmente no caso de distúrbios de fundo alimentar, intoxicação, ou qualquer outra patologia relacionada à ingestão de alimentos ou outros produtos. Sempre que houver qualquer sintoma atípico com seu pet, leve-o imediatamente ao veterinário. Lembre-se que quanto mais cedo for diagnosticado o problema, maior a chance de cura.

Saiba + sobre Nutrição canina

Saiba + sobre Cachorros