segunda-feira, 9 de junho de 2014

Cachorro pode comer feijão?

Cachorro pode comer feijão? Como falamos sempre aqui no blog, nossos cães podem comer uma grande variedade de alimentos que estão presentes em nossa dieta, e por isso muitos proprietários de cachorro se questionam mais a cada dia sobre quais são os alimentos que seus cães podem comer. Mas, e o feijão? Cachorro pode comer feijão?


Cachorro pode comer feijão?
Cachorro pode comer feijão?

Cachorro pode comer feijão? O feijão é um alimento próprio para consumo de animais?


É importante desmistificar a necessidade de que os nossos mascotes comam sempre a mesma comida. Assim como nós, nossos animais precisam ter uma dieta equilibrada, mas podem perfeitamente receber uma alimentação natural, baseada em ingredientes frescos, com uma pequena variedade de alimentos.

Muita gente não sabe que na verdade o feijão é um tipo de legume (chamado de leguminosa) e pertence a uma categoria extremamente grande de vegetais, com mais de 13.000 espécies. Apenas os cereais oferecem para dieta dos seres vivos um número superior em diversidade de tipos. O feijão por outro lado, proporciona para a nutrição dos seres vivos, calorias e proteínas que são indispensáveis para alimentar as pessoas e os animais em todo o mundo, pois da mesma forma que os cereais, são a base de uma alimentação saudável. Por outro lado, em comparação com os cereais, as leguminosas, oferecem entre duas e quatro vezes mais proteínas.

Apesar de seu tamanho pequeno, o feijão carrega uma surpreendente variedade de nutrientes fundamentais à boa saúde, como proteínas, carboidratos, ferro, cálcio, fibras e vitaminas (principalmente do complexo B), que são essenciais para o equilíbrio e o bom funcionamento do organismo dos animais. O feijão também fornece para a alimentação uma proteção antioxidante muito importante. 

Portanto já observamos aqui que o feijão é uma boa fonte de proteínas, mas você veio até aqui para descobrir se o feijão é um alimento que pode ser oferecido para seu cão, não é verdade?

Cachorro pode comer feijão?


Sim, cachorro pode comer feijão. Em geral, o feijão não provoca nenhum inconveniente para o funcionamento do organismo de seu cão, pelo contrário, o consumo de feijão na dieta canina, pode oferecer ao cachorro um leque de proteínas diversificadas, que não são as mesmas proteínas que eles estão experimentando ao comer um suculento pedaço de carne, ou uma deliciosa porção de frango desossado. Não é bom alimentar seu cachorro apenas com feijões nem estamos sugerindo que você substitua a carne pelo feijão. Agora, é bem interessante utilizar o feijão como um complemento na dieta de seu cão.

Cachorro pode comer feijão?Também é importante comentar que não é por que seu cachorro pode comer feijão, que todos os outros tipos de grãos podem ser consumidos por seu cão.

O feijão também deve estar cozido e não pode em hipótese alguma conter temperos. O feijão cozido que preparamos para nós é proibido para alimentar cachorros. Normalmente nosso feijão contém carne de porco, como bacon frito, cebola, alho e pimenta no tempero e por isso jamais devem ser oferecidos, nem em uma porção reduzida para seu cão, pois causará muito mal à saúde dele. Cães não podem comer a mesma comida que preparamos para nós. Toda alimentação natural preparada para seu cachorro precisa ser feita exclusivamente para ele, e é fundamental que você compreenda isso, pois se não cozinhar especificamente para ele, ao invés de estar melhorando a alimentação de seu amigão, você estará prejudicando. 

O feijão verde é a melhor opção para cães, pois pode ser oferecido crú. E o que é interessante é que o feijão verde contém proteínas, nutrientes e minerais que podem ser benéficos para seu cachorro. As vagens de feijão verde, costumam ser apreciadas pelos cachorros e podem ser servidas à eles como uma opção de alimento entre as refeições, como um lanchinho. A maioria dos cães irá apreciar a experiência de comer vagens de feijões verdes crus, só é importante que você ofereça as vagens muito bem lavadas. O feijão verde não tem uma quantidade muito grande de calorias e por isso não possui restrições com relação a quantidade que deve ser oferecida. É claro que você não deve exagerar, a fim de não provocar algum problema intestinal devido ao excesso de alimento. Portanto em linhas gerais existem alguma regras para oferecer feijão para um cachorro.

Regras para oferecer feijão a um cachorro

  • o feijão precisa ser cozido (com exceção do feijão verde);
  • o feijão não pode ser oferecido temperado, precisa ser cozido ou no vapor, ou em água e pouco sal;
  • o feijão não deve ser considerado um substituto da carne, mesmo que ele seja um fonte muito importante de proteína;
  • Jamais ofereça feijões em lata ou restos de sua comida!

Cachorro pode comer feijão? - Considerações finais 


Cachorro pode comer feijão?
Cachorro pode comer feijão?


O feijão também pode ocasionar gases em seu pet, por isso é aconselhável que você ofereça feijão ao seu cão de forma comedida. Se você prepara uma grande quantidade de feijão cozido para seu peludo, uma boa ideia é mantê-lo congelado ou refrigerado, assim você poderá oferecer uma porção pequena, como por exemplo, uma concha, para um cão de grande porte ou uma porção bem menor para um cão pequenininho, com mais caldo do que grãos, podendo inclusive, ser oferecido para cães que comem ração industrial, a fim de complementar o valor nutricional de um alimento pobre em nutrientes. Além é claro, de realçar o sabor da comida que você está oferecendo para ele, transformando uma comidinha simples e sem graça, em uma refeição muito mais gostosa, pois cães adoram alimentos úmidos.

Se por acaso você planta feijões em seu jardim, certifique-se de que se não forem feijões verdes, seus cães não possam ter acesso a sua plantação. O feijão sempre deve ser lavado e cozido antes de ser consumido por seu cachorro. Também não é interessante permitir o acesso de seus cães à sua plantação, caso você utilize algum produto químico como pesticidas ou fertilizantes que possam prejudicar de alguma forma a saúde de seu pet.

Nunca é demais repetir que o feijão pode ser oferecido apenas como um alimento complementar, no caso do feijão verde, um lanchinho e no caso do feijão cozido um complemento nutricional. Cães não devem alimentar-se de arroz e feijão como as pessoas fazem. O feijão nunca deve substituir a ração que você prepara para seu peludo, seja ela uma ração seca comprada, ou uma ração preparada em casa especialmente para ele.

Para concluir e responder a mais esta questão, a resposta é sim, cachorro pode comer feijão, contanto que esteja bem cozido, sem temperos e com pouco sal. O feijão é um alimento que faz bem para os cães se for oferecido com moderação. Lembre-se que a alimentação canina deve ser formada por uma dieta baseada principalmente em carne. Cereais, legumes, e demais vegetais devem ser uma pequena parte da alimentação regular.


Importante: O conteúdo desse blog tem caráter meramente informativo, e em nenhuma circunstância, substitui a orientação de um veterinário, especialmente no caso de distúrbios de fundo alimentar, intoxicação, ou qualquer outra patologia relacionada à ingestão de alimentos ou outros produtos. Sempre que houver qualquer sintoma atípico com seu pet, leve-o imediatamente ao veterinário. Lembre-se que quanto mais cedo for diagnosticado o problema, maior a chance de cura.

Saiba mais sobre nutrição canina

Saiba + sobre Cachorros