terça-feira, 17 de junho de 2014

Cachorro pode comer melancia?

Cachorro pode comer melancia? Quem não gosta de uma deliciosa fatia gelada de melancia em dias quentes? A melancia é uma fruta saborosa, naturalmente doce, pouco calórica, e é ainda rica em eletrólitos e antioxidantes. Mas, se a melancia é considerada uma boa fonte de nutrientes, capaz de nos manter hidratados nos dias quentes de verão, será que o mesmo vale para nossos amigos peludos?


Cachorro pode comer melancia?
Cachorro pode comer melancia?

Este é um dos mais saudáveis alimentos para o ser humano. Isso se deve principalmente ao fato de que a melancia não contém nenhuma gordura ou colesterol. Rica em fibras, vitamina A e C, essa deliciosa fruta é uma boa fonte de potássio, que é um importante antioxidante e ajuda a controlar naturalmente a frequência cardíaca. Em sua forma natural, a fruta em si contém 90% de água, sendo que uma porção de aproximadamente 120g, fornece cerca de 20% dos níveis de vitamina que devemos consumir ao longo de um dia. As vitaminas fornecidas pela melancia ajudam a manter a pele e as mucosas saudáveis e, de maneira geral,  as frutas que contém vitamina A são conhecidas por manter a boa saúde dos pulmões e das cavidades orais. A melancia é ainda rica em carotenoides, que são potentes antioxidantes, capazes de neutralizar os radicais livres. Essas características fazem dessa saborosa fruta um importante aliado para o fortalecimento e proteção do sistema imunológico.

Além de todos esses benefícios, a melancia é ainda rica em eletrólitos e é uma excelente opção para se manter hidratado com pouca ingestão de calorias. Enquanto todas essas propriedades são inegavelmente benéficas ao ser humano, as perguntas mais comuns em relação a essa fruta são: será que a melancia faz bem aos cachorros? Será que nossos amigões de quatro patas assimilam todos esses benefícios na mesma intensidade que o ser humano? Cachorro pode comer melancia?

Cachorro pode comer melancia?


Cachorro pode comer melancia?
Cachorro pode comer melancia?

A resposta para essa pergunta é sim, cachorro pode comer melancia. Mesmo que os cães não aproveitem os fantásticos benefícios dessa fruta na mesma intensidade que o ser humano, ainda assim o consumo de melancia por cachorros é considerado benéfico. Os cachorros costumam adorar melancia, e assim como nós, podem se beneficiar de uma porção de melancia nos dias muito quentes, afinal essa é uma boa opção para hidratar o organismo sem consumir uma grande quantidade de calorias.

As fibras e demais elementos minerais, assim como as vitaminas também são benéficas aos cães, e não há nada que impeça o seu cão de aproveitar esses nutrientes. Um dos cuidados que precisamos ter em mente quando optamos por oferecer melancia aos cães é em relação às sementes. Elas podem fazer mal aos cães, ocasionando problemas no sistema digestivo, como por exemplo a diarreia. Além disso, elas podem ferir o cachorro na hora de defecar, especialmente no caso dos animais de menor porte.

Perigos do consumo de melancia por cães


Cachorro comendo melancia
A primeira questão a se considerar é que, conforme mencionado mais acima, a ingestão das sementes da melancia é ruim, já que elas são de difícil digestão e podem fazer mal aos cães. Separe as sementes antes de oferecer melancia ao seu cachorro, em especial se ele for de porte pequeno. Outra coisa importante, é que os cães não devem engolir a casca da melancia. Apesar de ser possível oferecer aos cães menores uma fatia inteira, para ele comer e depois brincar com a casca (isso pode até ser benéfico para afiar os dentes), evite oferecer uma fatia com casca aos cães grandes, pois sempre há chance dele engolir pedaços com casca e tudo, antes de você poder fazer alguma coisa para evitar. Portanto, é permitido deixar que o seu cachorro utilize uma fatia de melancia para afiar os dentes, desde que ele seja um cão de pequeno porte e você esteja junto com ele para evitar que ele engula pedaços de casca. Apesar da casca da melancia não ser altamente tóxica para cães e também oferecer nutrientes, elas podem apresentar inúmeras toxinas, portanto é mais prudente evitar que eles consumam.

Como oferecer melancia para os cães


Para oferecer a melancia de forma segura para o seu cachorro, simplesmente lave a fruta, corte uma fatia (se for um cão pequeno ofereça uma fatia pequena), retire as sementes e ofereça a fruta cortada em pedaços. Se o seu cachorro for pequeno, oferecer uma fatia com casca é permitido, desde que você tire a casa depois que ele brincar um pouco, evitando o risco dele engolir. No caso dos cães grandes, evite oferecer a fatia com casca, pois ele pode acabar engolindo tudo rapidamente, antes que você possa fazer qualquer coisa.

Lembre-se que a melancia é um petisco para os cães que deve ser oferecido ocasionalmente, e sempre em pequenas quantidades. Nunca substitua a alimentação regular do seu cachorro por elementos vegetais e sempre tome cuidado redobrado com a quantidade oferecida no caso de animais de porte pequeno. Considere que qualquer coisa em excesso pode fazer mal, mesmo no caso de uma fruta com tantos nutrientes e propriedades benéficas aos cães.




Importante: O conteúdo desse blog tem caráter meramente informativo, e em nenhuma circunstância, substitui a orientação de um veterinário, especialmente no caso de distúrbios de fundo alimentar, intoxicação, ou qualquer outra patologia relacionada à ingestão de alimentos ou outros produtos. Sempre que houver qualquer sintoma atípico com seu pet, leve-o imediatamente ao veterinário. Lembre-se que quanto mais cedo for diagnosticado o problema, maior a chance de cura.