quarta-feira, 18 de junho de 2014

Cachorro pode comer milho verde?

Cachorro pode comer milho verde? O milho verde é um alimento muito utilizado na culinária, e considerado uma boa fonte de nutrientes. O milho contém vitaminas e é fonte de sais minerais e carboidratos. Mas quando falamos de alimentação natural para cães, sabemos que nem todos os alimentos saudáveis para o ser humano são necessariamente indicados para o consumo canino. Mas e o milho verde?


Cachorro pode comer milho verde?
Cachorro pode comer milho verde?

O milho verde é um alimento amplamente consumido e utilizado na culinária, seja ao natural, em conserva ou até mesmo como ingrediente no preparo de inúmeros pratos doces e salgados. Também são muitos os benefícios do milho para o ser humano. Esse alimento contém vitaminas, como a vitamina A, B1 e vitamina C. Rico em magnésio, o milho é utilizado também na produção de farinha, fubá, canjica e da pipoca. O milho contém ainda carotenoides, compostos que ajudam a proteger a visão dos raios ultravioleta  e também previnem doenças como a catarata e até a degeneração. Mas o que está em questão aqui é se o benefício do milho verde pode se estender também aos cachorros, se é ou não indicado para o consumo regular e se eles podem aproveitar os nutrientes do milho da mesma maneira que nós.

Cachorro pode comer milho verde?


Infelizmente, a resposta para essa pergunta é não, cachorro não pode comer milho verde. Apesar desse alimento ser considerado muito nutritivo para o ser humano, os cães não devem consumir o milho verde em sua dieta regular. Quando falamos de uma alimentação natural para cães, estamos nos referindo a uma dieta baseada em alimentos frescos, preparados especialmente para eles. E, conforme costumo repetir aqui no blog sempre que falamos dos vegetais na alimentação para cães, esses alimentos devem representar uma pequena parte da dieta regular do seu cão, uma vez que os nutrientes que ele precisa são obtidos principalmente da carne. Os vegetais, portanto, podem e devem fazer parte da dieta regular do seu cão como complemento, mas não no caso do milho.

Cachorro pode comer milho verde?
Cachorro pode comer milho verde?

O milho é um alimento que começou a ser cultivado pelo homem em tempos relativamente recentes, não é um alimento facilmente disponível na natureza. Portanto, mesmo quando falamos dos cães selvagens, que também costumam complementar sua dieta com elementos vegetais, o milho nunca fez parte dessa dieta. Mesmo que pudessem encontrar o milho verde na natureza, os canídeos nunca procurariam o milho como fonte de alimento. Podemos citar ainda, que muitas rações industrializadas, formuladas especialmente para os cachorros, retiraram ao longo do tempo o milho como ingrediente. Hoje em dia, em geral, os fabricantes utilizam outros alimentos processados como fonte de nutrientes. Mesmo as farinhas adicionadas a essas rações, normalmente vem de outros alimentos, como, por exemplo, o arroz. Portanto, considerando que o milho, ao longo da história, nunca fez parte da alimentação dos cães e que há outros alimentos de origem vegetal que podem complementar a alimentação do seu peludo, não é indicado acrescentar o milho em sua dieta regular.

A ingestão acidental de milho pode ser perigoso?


Cachorro pode comer milho verde?
Cachorro pode comer milho verde?

Os cães tem muito mais dificuldade de digerir a maioria dos tipos de vegetais do que o ser humano, e conforme mencionado mais acima, o milho não deve ser oferecido aos cães intencionalmente. No caso de uma ingestão acidental de milho, o mais provável é que não haja nenhuma consequência de maior gravidade, há não ser que o consumo tenha sido em grande quantidade, especialmente no caso de animais muito pequenos. Caso o seu cachorro tenha consumido milho verde acidentalmente, mantenha-o em observação constante e procure checar as fezes para ter certeza que ele conseguiu eliminar o milho de maneira normal. Mantenha os horários normais das refeições para não deixá-lo sem comer, e não alimente-o antes da hora para evitar superalimentação.

Cachorro pode comer espiga de milho?


Muita gente me pergunta se é permitido oferecer uma espiga de milho aos cachorros para roer. Na verdade, isso também não é recomendado. Pode acontecer do seu cão brincar um pouco com a espiga, mastigá-la e acabar engolindo aos pedaços. Embora possa parecer improvável que um cão mastigue uma espiga de milho a ponto de conseguir despedaçar e engolir, isso é possível de acontecer. Na verdade, os cães são capazes de fazer isso até que bem rapidamente se eles estiverem com fome. A ingestão de pedaços de espiga de milho pode ser muito perigosa para cães, independente do porte do animal, pois pode causar obstrução intestinal.




Importante: O conteúdo desse blog tem caráter meramente informativo, e em nenhuma circunstância, substitui a orientação de um veterinário, especialmente no caso de distúrbios de fundo alimentar, intoxicação, ou qualquer outra patologia relacionada à ingestão de alimentos ou outros produtos. Sempre que houver qualquer sintoma atípico com seu pet, leve-o imediatamente ao veterinário. Lembre-se que quanto mais cedo for diagnosticado o problema, maior a chance de cura.