terça-feira, 24 de junho de 2014

Cachorro pode comer morango?

Cachorro pode comer morango? Podemos listar uma série de benefícios que o consumo de morangos pode trazer à nossa dieta, já que são frutas ricas em fito-nutrientes e fontes de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Mas as perguntas em relação aos nossos amigos de quatro patas costumam ser as mesmas quando se trata de um alimento natural. Será que o morango é um alimento seguro para os cães? Será que eles absorvem os nutrientes dessa deliciosa fruta na mesma intensidade que o ser humano?


Cachorro pode comer morango?
Cachorro pode comer morango?

Para começar, podemos dizer que morangos são deliciosos, seja a fruta ao natural ou como ingrediente de pratos mais elaborados. É uma fruta doce, bonita e sedutora. E se você está aqui procurando saber se o seu peludo pode comer morango, isso provavelmente significa que seu amigão faz parte da família, certo? É natural, portanto, que ele queira provar tudo aquilo que você leva a mesa, e não seria diferente em relação a essa deliciosa fruta.

O morango é, sem dúvida, uma fruta que faz bem à saúde do ser humano. É uma importante fonte de antioxidantes, que são conhecidos por combaterem os radicais livres e desacelerar a multiplicação das células cancerosas. Ricos em fibras, os morangos ajudam ainda no bom funcionamento do intestino e além disso, são importantes fontes de vitaminas e minerais essenciais para a saúde.


Cachorro pode comer morango?
Cachorro pode comer morango?

Alimentação natural X alimentação industrializada


Na maior parte dos lares, os cães são alimentados com ração industrializada, o que é de fato mais indicado quando comparada à alimentação a base de restos de comida. Sempre procuro repetir nos artigos do blog, que alimentar seu cão com restos de comida é muito prejudicial, portanto, nesse caso, podemos dizer que a ração industrializada é uma opção mais acertada.

Cachorro pode comer morango?
O problema é que as rações industrializadas são deficientes do ponto de vista nutricional, mesmo as rações de melhor qualidade. Além disso, muitos proprietários estão preocupados também com a quantidade de substâncias químicas adicionadas a esses produtos, como corantes e conservantes, que podem ser nocivos à saúde dos cães. É por isso que há proprietários que optam por alimentar seus cães com uma dieta natural, a base de alimentos frescos, especialmente preparada para o cachorro. Proprietários responsáveis, portanto, procuram complementar a alimentação do seu cachorro com alimentos saudáveis, ou até mesmo substituir a ração industrializada por uma dieta natural. Mas, muitas vezes, quando pensamos em oferecer um alimento saudável para nosso cão, seja um legume ou uma fruta, surgem dúvidas como essa: cachorro pode comer morango?

Cachorro pode comer morango?


Cachorro pode comer morango?
A resposta é sim, cachorro pode comer morango. Essa é uma fruta considerada segura para o consumo canino, desde que não seja oferecida em excesso. Sempre procuro dizer aqui, que qualquer coisa em excesso pode fazer mal, em especial no caso das frutas, pois o açúcar pode acabar engordando o animal. Evite oferecer uma grande quantidade de qualquer alimento de uma só vez ao seu cachorro. Os benefícios do morango para o consumo canino, no entanto, são muitos. Conforme mencionado mais acima, o morango contém antioxidantes, que ajudam a retardar o processo de envelhecimento, reduzindo os riscos de doenças degenerativas. Essas substâncias também são conhecidas por reduzirem o risco de doenças crônicas em cães. Os morangos contêm ainda uma grande quantidade de vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. As propriedades medicinais do morango também não são poucas.  Essa deliciosa fruta contém agentes anti-inflamatórios naturais, que ajudam os cães que sofrem de problemas ligados aos ossos e articulação, como por exemplo a artrite. O morango contém ainda uma enzima que ajuda a evitar o tártaro e a manter os dentes dos cães mais brancos.

Quais os tipos de morangos são seguros para os cães?


Primeiramente, é importante dizer que, o que é considerado seguro para o consumo canino é a fruta ao natural. Muitos alimentos que utilizam o morango como ingrediente, não são permitidos para a alimentação dos cães. Nossos amigões não podem comer morangos com açúcar, muito menos os doces e sobremesas preparadas com morangos. A fruta ao natural, no entanto é segura quando oferecida com moderação. Tanto o morango comum, que encontramos em supermercados e feiras-livre quanto o morango-silvestre, aquele redondinho que cresce naturalmente em sítios e chácaras (veja foto ao lado) são considerados seguros para o consumo dos cães. Para oferecer morangos ao seu cachorro, basta cortar o cabinho verde, lavar e servir.

Para resumir, vamos repetir mais uma vez. Cachorro pode comer morango. Essa é uma fruta segura para o consumo canino, mas assim como qualquer outro alimento, não pode ser oferecido em excesso.




Importante: O conteúdo desse blog tem caráter meramente informativo, e em nenhuma circunstância, substitui a orientação de um veterinário, especialmente no caso de distúrbios de fundo alimentar, intoxicação, ou qualquer outra patologia relacionada à ingestão de alimentos ou outros produtos. Sempre que houver qualquer sintoma atípico com seu pet, leve-o imediatamente ao veterinário. Lembre-se que quanto mais cedo for diagnosticado o problema, maior a chance de cura.