quarta-feira, 11 de junho de 2014

Cachorro pode comer uma vez por dia?

Cachorro pode comer uma vez por dia? Muitos proprietários de cães ficam em dúvida em relação a várias questões sobre a alimentação do seu pet. Uma das dúvidas mais frequentes é em relação ao número ideal de refeições diárias que um cachorro deve receber. Mas para responder a essa pergunta, é importante considerar uma série de diferentes fatores.


Cachorro pode comer uma vez por dia?
Cachorro pode comer uma vez por dia?

A quantidade de ração e quantas vezes o seu cachorro se alimenta por dia podem fazer toda a diferença para a saúde do seu amigão. Cães que comem demais, podem tornar-se obesos e letárgicos, enquanto cães que estão em uma dieta adequada tornam-se companheiros mais capazes de nos acompanhar a todo momento, apresentam melhor vigor físico em todas as ocasiões e têm menor chance de desenvolver problemas de saúde.

A primeira questão importante é em relação a porção de ração que você está oferecendo ao seu cão todo dia. Um bom ponto de partida é seguir as instruções do próprio fabricante em relação a quantidade ideal que o seu cão deve comer por dia. Considere que cães como um Border Collie ou um Pastor Alemão, que são muito ativos e gastam bastante energia, vão consumir uma porção maior de ração do que, por exemplo um Pequinês que passa boa parte do tempo dentro de casa. É sempre uma boa ideia acompanhar de perto o desenvolvimento do seu cachorro, desde filhote. Se você acha que ele está magro demais, aumente um pouco a porção diária de ração. Se, ao contrário, ele parecer acima do peso, procure diminuir um pouco essa quantidade.

Cachorro pode comer uma vez por dia?
Outra questão a ser observada é em relação ao porte do cachorro. Dependendo da raça e do peso do animal vai ser importante que ele possa se alimentar um número maior de vezes por dia, mesmo em se tratando de um cão adulto. Por exemplo, é recomendado para um pequeno Yorkshire adulto que ele possa receber alimentação 3 vezes ao dia para evitar uma baixa de açúcar no sangue. No entanto, cães adultos de maior porte não precisam comer várias vezes ao dia. Em geral, 2 refeições diárias são suficientes para que o cão tenha tempo de digerir o alimento e ficar com fome novamente. Um delicioso petisco de baixa caloria entre as refeições também pode ser oferecido sem problemas.

Outro ponto de grande importância é a idade do cachorro. Os filhotes mais novos precisam se alimentar com maior frequência, portanto a porção diária deve ser fracionada em porções menores, que devem ser oferecidas ao longo do dia, de preferência com intervalos regulares. Utilize de bom senso nesta questão, considere que filhotes mais novinhos precisam comer várias vezes por dia. Por exemplo, os filhotes com idade aproximada de 8 semanas devem receber alimentação cerca de 4 vezes ao dia, enquanto filhotes mais velhos podem comer entre 2 e 3 vezes ao dia.

Cachorro pode comer uma vez por dia?


Cachorro pode comer uma vez por dia?
No caso dos cães adultos, ou filhotes acima de 8 meses, é recomendado que o cachorro possa se alimentar 2 vezes ao dia, com intervalos de tempo regulares. Esse é o método de alimentação mais indicado para a maioria das raças de médio e grande portes. Mas, para responder a nossa questão inicial, se cachorro pode comer uma vez por dia, devemos dizer que sim, pois em alguns casos a alimentação diária em porção única pode não fazer mal para o cachorro, em especial para algumas raças de maior porte. Os cães que se alimentam de uma dieta natural, baseada em ingredientes frescos, também podem se acostumar mais facilmente em se alimentar uma vez ao dia. Algumas dietas naturais são baseadas em alimentos crus, e nesses casos há muitos cães que acabam se alimentando uma vez por dia. No entanto, como regra geral, o mais recomendado é que você possa fracionar a alimentação em duas porções, em especial para os cães que se alimentam com ração industrializada. Lembre-se que nesse caso, é importante fracionar a porção diária em 2 refeições, sem aumentar a quantidade de ração oferecida ao seu cão diariamente.

Normalmente, o sistema digestivo dos cães são plenamente capazes de digerir o alimento em até 12 horas, portanto, os cães que se alimentam apenas umas vez ao dia acabam por ficar muito tempo de estômago vazio. Embora isso não seja considerado um grande problema, alguns especialistas afirmam que um tempo excessivo com o estômago vazio poderia gerar problemas gastro-intestinais similares aos que ocorrem em nós, humanos. Um deles, por exemplo, poderia ser a gastrite. Outra questão é que um espaço de tempo muito grande entre as refeições poderia causar um aumento repentino na taxa de açúcar do sangue, seguido de um período de letargia enquanto o cão fica a espera da próxima refeição. Portanto, embora os cachorros possam ser alimentados uma vez ao dia, o mais recomendado é fracionar a alimentação diária em duas porções.

Rotina alimentar é importante também para os cães


Cachorro pode comer uma vez por dia?
Cachorro pode comer uma vez por dia?

Não são apenas os seres humanos que precisam de uma rotina alimentar. Os cães também se beneficiam desta rotina, seja em relação à obediência e boas maneiras, ou até mesmo ao bom funcionamento do seu sistema digestivo. Procure alimentar o seu peludo sempre no mesmo local, e o mais importante, nos mesmos horários todos os dias. O mais comum, é oferecer alimentação pela manhã e ao final da tarde. Essa rotina vai ajudar ainda a regular as idas ao banheiro, que vão acabar acontecendo sempre nos mesmos horários.

Dicas de alimentação para cães

  • Cães devem receber alimentação sempre nos mesmos horários. Isso ajuda o bom funcionamento do intestino, além de ajudar a tornar o seu cachorro mais obediente.
  • Evite alimentar seu cachorro com mais ração do que o necessário.
  • Não deixe ração à vontade para seu cachorro. O tempo indicado para deixar a ração no prato é de 30 min. Se ele não comer, retire a ração e ofereça novamente no próximo horário estipulado.
  • Deixe sempre uma tigela de água fresca à vontade para seu cão.
  • Mantenha as tigelas de água e comida sempre limpas.



Importante: O conteúdo desse blog tem caráter meramente informativo, e em nenhuma circunstância, substitui a orientação de um veterinário, especialmente no caso de distúrbios de fundo alimentar, intoxicação, ou qualquer outra patologia relacionada à ingestão de alimentos ou outros produtos. Sempre que houver qualquer sintoma atípico com seu pet, leve-o imediatamente ao veterinário. Lembre-se que quanto mais cedo for diagnosticado o problema, maior a chance de cura.

Saiba + sobre nutrição canina