quarta-feira, 25 de junho de 2014

Dieta natural ou ração industrializada?

Dieta natural ou ração industrializada? Muitos proprietários que se preocupam com a qualidade da alimentação oferecida aos seus cães, acabam por ficar em dúvida qual o tipo de dieta é mais recomendada. Enquanto muitos sugerem que a única forma correta de se alimentar um cachorro é oferecer alimentos industrializados, outros acreditam que a dieta natural, baseada em ingredientes frescos é a melhor opção.


Dieta natural ou ração industrializada?
Dieta natural ou ração industrializada?

Vamos falar um pouco a respeito desse assunto, para que você, proprietário, possa chegar a suas próprias conclusões. Sempre que abordamos aqui o tema da alimentação natural, baseada em refeições preparadas especialmente para os cães, com ingredientes frescos, as opiniões são divergentes. E, na verdade, há motivos de sobra para essa divergência. A primeira questão que vale a pena comentar, antes de falarmos mais sobre a alimentação natural para cães propriamente dita, é sobre os restos de comida. Estamos nos referindo aqui aos restos e sobras do nosso almoço, jantar etc. Esse assunto já foi explicado no artigo Cachorro pode comer comida?, e a resposta para essa pergunta é definitivamente não. Sob este aspecto, não há divergência de opiniões. A ração industrializada, que é formulada especificamente para os cães, apresenta diversas vantagens em relação à esse tipo de alimentação desregrada, baseada em restos de comida.

No entanto, quando falamos em alimentação natural, ou dieta natural para cães, não estamos nos referindo a esse tipo de alimentação desregrada, que muitos proprietários desavisados acabam por oferecer regularmente aos seus cães. Alimentação natural para cães é uma coisa bem diferente disso. A alimentação natural para cães, é na verdade, uma dieta balanceada, baseada em ingredientes frescos e naturais, preferencialmente orgânicos, especialmente preparados para o consumo canino. E é nesse ponto que eu queria chegar.

Cada proprietário tem a responsabilidade de tratar de seu animal de estimação da melhor forma possível, certo? Tudo bem, mas isso não quer dizer que todo mundo é obrigado a ter a mesma opinião. A cada dia que vamos a um pet-shop, encontramos novos produtos para cães, e há no mercado diversas linhas de ração para cachorros, de diferentes qualidades, marcas e preços. É claro que há produtos de melhor qualidade do que outros, e podemos perceber que alguns fabricantes demonstram um grande apreço pela qualidade dos ingredientes contidos nesses produtos, assim como em relação ao processo de fabricação. Por outro lado, há aqueles proprietários que não estão satisfeitos em alimentar seus cães com alimentos processados, mesmo em se tratando dos chamados alimentos super-premium, que são aqueles que apresentam uma maior qualidade do ponto de vista nutricional. Mas será que essa "desconfiança", mesmo quando nos referimos à essas rações de maior qualidade, pode ser justificada?

Dieta natural ou ração industrializada?


Dieta natural ou ração industrializada?
Dieta natural ou ração industrializada?

Conforme explicado mais acima, a ração industrializada é um alimento completo, formulado especialmente para cães. Quando comparada a uma dieta desregrada, baseada em restos de comida que preparamos para o nosso almoço ou jantar, a ração industrializada é de longe, a melhor opção. Portanto, esse é provavelmente o primeiro ponto importante desse artigo: se você não pode dispor de tempo para preparar refeições especialmente para o seu cachorro, esqueça a dieta natural. Para casos como esses, a ração industrializada é, sem dúvida a melhor opção.

No entanto, se você está entre os proprietários que pensam em alimentar o seu amigão de quatro patas com uma dieta natural, preparada especialmente para ele, com ingredientes frescos, é possível que eu possa esclarecer algumas das suas dúvidas. E esse é provavelmente o segundo ponto importante deste artigo: a dieta natural é uma excelente opção para o seu cão, por inúmeras razões. Se alguém disse para você que os cães não podem ser alimentados adequadamente com uma dieta natural, baseada em ingredientes frescos, é porque não entende nada sobre cachorros. Conforme explicado mais acima, os cães não podem comer resto de comida, mas a alimentação natural não tem haver com as sobras do seu almoço. Na verdade, os benefícios de uma alimentação natural são tantos, que fica até difícil de listá-los em um único artigo. Mesmo assim, vamos tentar expor aqui quais são as principais vantagens em alimentar o seu cão com uma dieta deste tipo.

Conforme mencionei no tópico anterior, muitos proprietários não compartilham da opinião de que as rações industrializadas são tão benéficas assim para os cães. E, para falar a verdade, não podemos mesmo afirmar que elas não fazem mal. A maioria das rações disponíveis no mercado contêm diversos produtos químicos em sua formulação, sejam eles conservantes, estabilizantes ou corantes. Além disso, qualquer pessoa com um mínimo de bom senso e discernimento é capaz de saber que um alimento desidratado não pode ser considerado tão saudável e nutritivo quanto um alimento fresco, e isso vale para a nossa dieta também. Vamos fazer uma rápida analogia em relação a nossa alimentação: considere uma sopa de carne com legumes feita em casa, com carne fresca e legumes cozidos na hora. Você realmente acha que uma sopa de saquinho (aquelas desidratadas, de preparo instantâneo) com os mesmos ingredientes apresentam o mesmo valor nutritivo? Agora, vou fazer duas preguntas importantes: você pode viver exclusivamente desse tipo de alimento? E em relação aos aditivos químicos, como conservantes, e estabilizantes, você acha que são benéficos à nossa saúde? Essas são as questões que vêm à mente dos proprietários, e são dúvidas muito justas. Afinal, se nós evitamos consumir alimentos processados regularmente porque sabemos que faz mal a nossa saúde, por que então esses alimentos fazem bem a saúde de nossos animais de estimação?

Talvez o mais importante na hora de decidirmos qual o tipo de alimentação vamos oferecer aos nossos cães, seja pensarmos com carinho se estamos de fato fazendo tudo aquilo que podemos por eles. E isso, certamente depende de muitos fatores. A resposta para essa questão não é, e nem pode ser a mesma para todos os proprietários. Para muitos, oferecer uma ração de linha standard é o melhor que se pode fazer, considerando as alternativas. Para outros, oferecer a ração com a melhor qualidade disponível no mercado também é tudo o que é possível de se oferecer. Mas para alguns proprietários que procuram oferecer uma alimentação mais saudável para seus pets, nada disso é suficiente. E se esse for o seu caso, só restam duas alternativas: a primeira é a complementação da dieta baseada em ração industrializada com alimentos naturais. A segunda é a substituição total da ração industrializada por uma dieta natural, totalmente baseada em alimentos frescos, preparados especialmente para seus cães, preferencialmente orgânicos, livres de conservantes e demais aditivos químicos.


Importante: O conteúdo desse blog tem caráter meramente informativo, e em nenhuma circunstância, substitui a orientação de um veterinário, especialmente no caso de distúrbios de fundo alimentar, intoxicação, ou qualquer outra patologia relacionada à ingestão de alimentos ou outros produtos. Sempre que houver qualquer sintoma atípico com seu pet, leve-o imediatamente ao veterinário. Lembre-se que quanto mais cedo for diagnosticado o problema, maior a chance de cura.