sexta-feira, 18 de julho de 2014

Cachorro pode comer abóbora?

Cachorro pode comer abóbora? A abóbora é um alimento saudável que fornece vitaminas, minerais e fibras à nossa dieta regular. É também considerado um alimento que pode ajudar a controlar problemas digestivos. Os cães costumam adorar o sabor das abóboras, até mesmo cruas, quem tem algumas plantadas em casa ou na fazenda pode confirmar isso. Mas será que os benefícios desse vegetal também se aplicam aos cães?


Cachorro pode comer abóbora?
Cachorro pode comer abóbora?

A abóbora é uma hortaliça muito rica em nutrientes, e amplamente utilizada na culinária. Além de ser um alimento pouco calórico, pois quase não contém gordura, a abóbora é rica em cálcio, fósforo, potássio, ferro e manganês. A abóbora contém ainda carboidratos e proteína, além de ser fonte de diversas vitaminas, como por exemplo a vitamina A, C, e E. O tipo de abóbora mais utilizada no Brasil, conhecida principalmente como Moranga ou Jerimum possui beta-caroteno, um poderoso antioxidante, que combate os radicais livres e ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e até contra o câncer.

Mas como sempre procuro comentar aqui no blog, é importante saber se os benefícios de cada tipo de alimento também se estendem aos cães, afinal, muitos alimentos que consumimos diariamente podem ser nocivos aos nosso amigões de quatro patas.

Cachorro pode comer abóbora?


Cachorro pode comer abóbora?
Cachorro pode comer abóbora?

Muitos proprietários que optam em alimentar os seus cachorros com uma dieta natural, baseada em ingredientes frescos, incluem a abóbora na preparação das refeições. E, de fato, a abóbora não é um alimento tóxico e nem perigoso para o consumo canino, desde que seja oferecido com moderação. Portanto, para responder a mais essa pergunta, basta dizer que sim, cachorro pode comer abóbora. Todavia, tenha em mente que, como sempre comento nos artigos sobre alimentação natural, os cães que recebem esse tipo de dieta, devem ser alimentados primariamente com carne. Os vegetais devem representar uma pequena fração de cada refeição. Essa questão é importante no que diz respeito a alimentação natural, pois o sistema digestivo dos cachorros não está tão bem preparado para digerir carboidratos quanto o nosso. É por isso que os cães são mais bem preparados para digerir proteína e gordura de origem animal.

Quais os benefícios da abóbora na alimentação canina


Conforme explicado mais acima, a abóbora é rica em vitaminas, fibra e sais minerais, além de conter beta-caroteno, um importante antioxidante que é benéfico também aos cães, desde que não se ofereça em quantidades exageradas. Lembre-se que a quantidade de vegetais oferecida para o seu cachorro diariamente deve representar uma pequena parte da refeição.

A abóbora é conhecida também por ajudar a regular o sistema digestivo. Como se trata de um alimento rico em fibras, a abóbora pode atuar de maneira positiva contra a constipação, assim como também pode ajudar em casos de diarreia. As mesmas fibras que ajudam a absorver o excesso de líquido e melhorar a diarreia, também podem atuar como laxante nos casos de constipação.

Como oferecer abóbora para cachorros?


Caso o seu cachorro já esteja acostumado a uma dieta natural, baseada em ingredientes frescos, preparados especialmente para ele, a abóbora pode ser oferecida como parte de cada refeição, sempre em pequenas quantidades, e preferencialmente cozidas. Também é possível oferecer um purê de abóbora ao invés do alimento em pedaços. Você pode cozinhar, assar no forno ou até mesmo no microondas, depois é só amassar ou bater para transformar em purê. Evite adicionar óleo e sal.

Outra maneira de utilizar a abóbora como alimento canino, é no preparo de deliciosos petiscos assados, que podem ser oferecidos ao seu cachorro entre as refeições e até mesmo durante as aulas de obediência. Esta é uma maneira fácil e muito apetitosa de evitar que o seu peludo coma alimentos pouco saudáveis. A principal vantagem desse tipo de petisco é que podemos escolher os ingredientes e prepará-los de maneira natural, sem aditivos químicos, como conservantes e corantes artificiais que são encontrados na maioria dos produtos industrializados vendidos no mercado. O preparo dos biscoitos de abóbora é relativamente simples, e há uma boa variedade de receitas e sabores. Para aprender a preparar um saboroso biscoito de abóbora, confira esta receita simples que o seu amigão vai adorar.

Semente de abóbora para cachorros


As sementes de abóbora também não fazem mal aos cães, desde que oferecidas com moderação. As sementes torradas são um delicioso petisco para cães, mas lembre-se de que os cachorros não podem com óleo e sal em exagero. Muita gente utiliza ainda as sementes de abóbora moídas juntamente com a abóbora como ingredientes na preparação de biscoitos, bolachas e demais petiscos naturais para cães. Eles adoram, e certamente são petiscos muito mais saudáveis do que os snacks e biscoitos encontrados no mercado.

As sementes de abóbora cruas também podem ser utilizadas como anti-parasitários naturais, pois ajudam a combater alguns tipos de parasitas, como ancilostomídeos e tênias. Em geral, as sementes são oferecidas para este fim ainda cruas, trituradas ou moídas. A quantidade indicada é de aproximadamente uma colher de chá de semente de abóbora moída para cada 10 kg de peso corporal.




Importante: O conteúdo desse blog tem caráter meramente informativo, e em nenhuma circunstância, substitui a orientação de um veterinário, especialmente no caso de distúrbios de fundo alimentar, intoxicação, ou qualquer outra patologia relacionada à ingestão de alimentos ou outros produtos. Sempre que houver qualquer sintoma atípico com seu pet, leve-o imediatamente ao veterinário. Lembre-se que quanto mais cedo for diagnosticado o problema, maior a chance de cura.