domingo, 3 de agosto de 2014

Cachorro pode comer beterraba?

Cachorro pode comer beterraba? Como você já deve saber, os vegetais são complementos alimentares que costumam fazer parte da alimentação regular dos cães. Alguns vegetais, no entanto, apresentam inúmeros benefícios a saúde do ser humano, mas nem sempre isso acontece do mesmo modo na alimentação canina. Mas e no caso da beterraba, será que esse nutritivo alimento pode ser oferecido aos cães?


Cachorro pode comer beterraba?
Cachorro pode comer beterraba?

A beterraba é um alimento que faz parte da nossa alimentação regular e traz inúmeros benefícios a nossa saúde. Consumida crua ou cozida, a beterraba apresenta várias propriedades nutricionais importantes, que promovem o bom funcionamento do sistema digestivo e ajudam até na prevenção de diversas doenças, como por exemplo a anemia. Além de colaborar para o fortalecimento do sistema imunológico, e estimular a produção dos glóbulos vermelhos, este tubérculo é ainda uma importante fonte de ferro, vitaminas, fibras e proteínas. Mas é possível afirmar que cachorro pode comer beterraba? Esse alimento é seguro para o consumo canino? Será que os cães são capazes de absorver todos esses nutrientes da mesma forma que o ser humano?

Cachorro pode comer beterraba?


Conforme costumo comentar nos artigos sobre alimentação natural, os vegetais são muito usados na complementação alimentar das dietas caninas, tanto nas refeições naturais, preparadas em casa com ingredientes frescos, quanto nas rações de linha comercial. Todavia, quando falamos de dieta natural para cães, os vegetais representam uma pequena parte de cada refeição. O motivo para isso, conforme sempre procuro explicar aqui no blog, é que o sistema digestivo dos cães não está tão bem preparado quanto o nosso para digerir carboidratos e proteínas de origem vegetal. Para saber mais sobre essa questão, confira o artigo O cão é um animal carnívoro ou onívoro?

Cachorro pode comer beterraba?
Cachorro pode comer beterraba?

Para responder a essa questão de forma simples, basta dizer que sim, cachorro pode comer beterraba como um complemento alimentar, ou até mesmo como um petisco entre as refeições ou ainda durante as aulas de obediência. A beterraba não é um alimento que apresenta potencial tóxico aos cães, e na verdade oferece inúmeros benefícios quando consumida moderadamente. As beterrabas são importantes fontes de vitamina B, vitamina C, ferro, potássio, fibras e outros nutrientes e não há motivos para que os cães não possam se beneficiar das qualidades desse alimento. Mas lembre-se que qualquer coisa em exagero pode fazer mal ao seu cachorro, em especial alimentos de origem vegetal. No caso da beterraba, isso não é diferente. Se oferecida em excesso, a beterraba pode causar indisposição estomacal e até diarreia, portanto não exagere e tenha ainda mais atenção em relação a quantidade se o seu cachorro for de porte pequeno.

Beterraba como complemento alimentar


Podemos considerar que a beterraba é um alimento saudável e um importante complemento alimentar. No entanto, quando falamos de uma dieta saudável para cães é preciso considerar qual o tipo de alimentação que o seu peludo está recebendo regularmente. Se o seu cão recebe diariamente uma dieta natural, preparada especialmente para ele com ingredientes frescos, a beterraba pode ser utilizada como um complemento, crua ou cozida, desde que em quantidades moderadas.

Por outro lado, se o seu cachorro recebe uma alimentação a base de ração industrializada, procure reconsiderar a questão da suplementação alimentar. As rações comerciais para cães já são balanceadas do ponto de vista nutricional e, em geral, não precisam de complementação (especialmente as rações de melhor qualidade). Na verdade, muitas rações comerciais já tem beterraba em suas formulações, assim como outros ingredientes de origem vegetal, portanto pode não ser aconselhável complementar essa alimentação regularmente. Nesse caso, se você quiser que seu cachorro coma beterraba, ofereça esse alimento de vez quando, e em pequenas quantidades. Afinal, um pequeno pedaço de beterraba é um petisco muito mais saudável do que aqueles produtos industrializados encontrados em lojas, que contêm inúmeras substâncias artificiais em suas fórmulas, como conservantes, corantes e flavorizantes.


Importante: O conteúdo desse blog tem caráter meramente informativo, e em nenhuma circunstância, substitui a orientação de um veterinário, especialmente no caso de distúrbios de fundo alimentar, intoxicação, ou qualquer outra patologia relacionada à ingestão de alimentos ou outros produtos. Sempre que houver qualquer sintoma atípico com seu pet, leve-o imediatamente ao veterinário. Lembre-se que quanto mais cedo for diagnosticado o problema, maior a chance de cura.