domingo, 24 de agosto de 2014

Cachorro pode comer sorvete?

Cachorro pode comer sorvete? Esta é uma pergunta muito frequente entre os proprietários de animais de estimação. Quando estamos tomando um delicioso sorvete na frente do nosso amigão de 4 patas, é normal surgir a dúvida em relação a segurança de se oferecer um pouco para nosso cachorro. E agora, será que este é um alimento seguro para os cães?


Não há nada mais refrescante e saboroso durante o verão do que um delicioso sorvete, certo? Muitos proprietários de cães já se depararam em algum momento de um atarde quente com seu amigão encarando um delicioso sorvete, e em momentos como esse é natural surgir a dúvida: será que se eu oferecer um pouquinho desse sorvete ele pode passar mal?

Cachorro pode comer sorvete?
Cachorro pode comer sorvete?

Antes de dizer se o sorvete é um alimento permitido para o consumo canino, é importante levarmos em consideração algumas questões em relação a esse alimento. O sorvete é, sem dúvida, um alimento nutritivo, refrescante e que pode de fato trazer benefícios à saúde dos seres humanos. No entanto, quando falamos de alimentação para cães a questão é um pouco mais complicada.

Cachorro pode comer sorvete?
Em primeiro lugar é importante considerar que os cães também podem sentir calor durante um dia quente de verão, e alguns proprietários até oferecem pedras de gelo para seus peludos roerem, ou ainda colocam um pouco de gelo na tigela de água para que ela fique mais fresquinha. Isso certamente alivia a sensação de calor e não há questões importantes que possam sugerir que isso seja contra-indicado. Na verdade, alguns cães adoram roer uma pedra de gelo nos dias de verão, e em alguns casos isso se torna até um hábito nas regiões mais quentes do Brasil. O problema é que, em relação ao sorvete, a questão não é assim tão simples. A primeira coisa que devemos considerar é que alguns cães podem ser intolerantes à lactose que está presente em boa parte dos sorvetes que nós consumimos. Em casos como esse, o consumo do sorvete é contra-indicado, pois pode causar diversos problemas gastrointestinais e até alérgicos.

Outra questão que não pode ser deixada de lado é que o sorvete contém ingredientes que não são indicados para os cães, como o açúcar que, em geral, não deve estar presente na alimentação regular canina. Além de ser um risco para a obesidade quando consumido em excesso e regularmente, o açúcar pode provar cáries nos dentes dos cães.

Cachorro pode comer sorvete?
Há, além do açúcar, outros ingredientes em determinados tipos de sorvetes que podem ser muito mais prejudiciais aos cães. No caso dos alimentos dietéticos por exemplo, que contêm adoçantes artificiais, o problema pode ser muito mais sério. Os cães não podem consumir alguns tipos de adoçantes, como por exemplo aqueles produzidos a base de Xilitol, pois apresentam um alto potencial tóxico para nossos amigões. Na verdade, os ingredientes utilizados na preparação do sorvete são fatores determinantes no que diz respeito ao potencial tóxico para cães. Conforme já mencionamos diversas vezes aqui no blog, há inúmeros alimentos que consumimos no nosso dia-a-dia e que os cachorros não podem consumir de jeito nenhum, como por exemplo o chocolate e até mesmo algumas frutas, como a Uva. Portanto fique atento, pois mesmo que o sorvete em si não apresente um grande risco à saúde dos cachorros, a ingestão de ingredientes que podem estar presentes no sorvete podem ser muito prejudiciais à saúde dos cães.

Cachorro pode comer sorvete?


Para concluir, podemos dizer que apesar do sorvete em si não ser um alimento com alto potencial tóxico para caninos, o mais correto seria dizer que não, cachorro não pode comer sorvete. Se o seu cão ingerir acidentalmente um pouco desse alimento, não deve ocorrer nenhum problema de maior gravidade, desde que o produto ingerido não contenha adoçantes ou outros ingredientes contra-indicados para o consumo canino. Por outro lado, o sorvete pode conter ingredientes que fazem mal para cachorros, e alguns deles podem apresentar um alto risco de intoxicação. Tenha em mente que nem sempre os cães podem consumir o que nós comemos, pois o sistema digestivo deles não funciona da mesma forma que o nosso. Tenha especial atenção em relação a alguns sabores de sorvetes que podem conter ingredientes tóxicos para os cães. Só para exemplificar, os cães não podem comer chocolate de jeito nenhum, e nem algumas frutas, como por exemplo a Uva (e isso inclui as uvas passas).


Importante: O conteúdo desse blog tem caráter meramente informativo, e em nenhuma circunstância, substitui a orientação de um veterinário, especialmente no caso de distúrbios de fundo alimentar, intoxicação, ou qualquer outra patologia relacionada à ingestão de alimentos ou outros produtos. Sempre que houver qualquer sintoma atípico com seu pet, leve-o imediatamente ao veterinário. Lembre-se que quanto mais cedo for diagnosticado o problema, maior a chance de cura.